Quem me acompanha:

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cava em tricô para Manga Raglã

Aqui está o PAP de cavas em manga raglã que vai especialmente para a Carol (Blog Lã, Linhas e Afins). Para podermos calcular o nº de pontos a serem diminuídos devemos subtrair (do nº total de pontos) os pontos necessários para o decote e dividir ao meio os pontos restantes. Obtemos,assim,o nº exato de diminuições a serem feitas para cada cava.
Comece com 2 p. m., faça 1 mate simples (foto):tire 1 p. sem fazer em m.,
faça o próximo p. meia, derrube por cima desse p. m. o ponto sem fazer = mate feito. Continue a carr. normalmente.
Esse é o modo de fazer a cava esquerda, que segue diminuindo até o decote. A cava direita deve ser feita da seguinte maneira:
Ao final da carr., quando restarem 4 pontos, pegue 2 p. juntos em meia (dim. feita), 2 p.m. No avesso não há diminuições. Siga diminuindo até o decote.
As mangas deverão ser trabalhadas da mesma forma e, quando restarem 7 pontos, arremate. Observe que, quando se faz o mate simples, o ponto se inclina para a esquerda e, quando se pega 2 pontos juntos, o ponto se inclina para a direita. Esse é o SEGREDO da manga raglã !! Beijos!!!!

29 comentários:

  1. Obrigada pela dedicatória! Aprendi uma outra forma de fazer as diminuições, que seria fazer uma diminuição em meia, torcendo o ponto na hora de fazer o meia.

    Abraços

    Carolina

    ResponderExcluir
  2. Obrigada muito bom o passo a passo com imagens ,ajudou muito em minha duvida

    ResponderExcluir
  3. Será que vc poderia fazer um passo a passo de como fazer a cava montada, principalmente da manga (aquelas diminuições arredondadas), desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Olá adoro fazer tricô, mas sei fazer só o básico. Será que você pode me ensinar como fazer as cavas da gola e da manga para um blusão??? obrigada

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito feliz ao encontrar sua explicação para a manga raglã. No meu trabalho, coloquei dois pontos de beiradas, começo a raglã, após esses pontos? Meu email é ordaliatakeda@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Silvia. Sou homem e tricoteiro... gostaria que voce postassse receita de blusa masculina...tamanho 2.. obrigado

    ResponderExcluir
  7. quero aprender a fazer cavas simples e quantos pontos preciso colocar para fazer blusões para uma pessoa adulta

    ResponderExcluir
  8. Olá Andréia,
    para as cavas simples já tem um pap disponível - na lateral do blog acesse cava em tricô -
    Um abraço,
    Silvia

    ResponderExcluir
  9. http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOdeabN3F0DuKjVvSoRg8AIR9ZSGhdwEbtLz9NQUuhgEDP2S2ELKZzCMiT6Y6BFy2tN-uN89-Wj57Dhck63-Hi4Am1T1UMLC8e-OVin-3RiZLmuPTXJx3X87.jpg

    Olá vc não me conhece eu tava vendo seu blog e vi que vc é prof de trico será que vc poderia me ajudar se não for incomodar é claro, a meses to tentando desifrar esse ponto e não to conseguindo se vc puder me ajudar vou ficar muito grato meu imail é mae_nha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. meu nome é Patricia eu adorei as dicas da manga raglã estou tentando fazer um casaquinho pra minha filha de 10 anos vou tentar fazer essa manga....depois eu conto se deu serto...bjs

    ResponderExcluir
  11. Desculpa Silvia eu sou iniciante no tricô , gostaria muito de fazer a a Manga Raglã mas essa parte não entendi: " subtrair (do nº total de pontos) os pontos necessários para o decote e dividir ao meio os pontos restantes. Obtemos,assim,o nº exato de diminuições a serem feitas para cada cava." Como vou saber os pontos nescessários para o decote para poder diminuir do total?? Se alguem quizer me ajudar eu agradeço muitooo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja a largura de alguma blusa sua. Se vc fez 60 pontos talvez deixe 20 pts para o decote então sobram 40 pts. São (dividido por 2 _ as cavas) 20 pts para cada lado, cada cava. Bjs

      Excluir
  12. Olá Silvia , como sou iniciante não entendi esta parte na manga Raglã: "subtrair (do nº total de pontos) os pontos necessários para o decote e dividir ao meio os pontos restantes. Obtemos,assim,o nº exato de diminuições a serem feitas para cada cava". Como vou saber os pontos nescessários para o decote para poder subtrair do total de pontos??? Obrigaduuuu!!! aiai99souza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Silvia, obrigada, ha muitos anos faço trico,inclusive ensinomães carentes, mas nunca aprendi a fazer a manga raglã; hj vim pesquisar e te encontrei, vou tentar, meu email é: ediferreira50@yahoo.com
    a vc PAZ E BEM!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Era o q estava procurando para terminar um blusão com mangas raglã, que são muito lindas tanto as femininas como as masculinas. Bom trabalhos. Quando tiver uma receita de mangas quadradas, agradeço. Abraços. e-mail: igneas_8@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada ,sei que agora conseguirei fazer minha manga.
    Maria

    ResponderExcluir
  16. Olá Sílvia!
    Amei o teu blog. Parabéns! Agora sou tua seguidora. Espero tua visita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Foi muito bom encontrar tamanha generosidade.
    Como sei que recebemos em dobro o que doamos, sei que vc está muito mais feliz do que eu.
    (Não sei como vai carregar tanta alegria, rs...)
    Obrigada
    Bjs...

    ResponderExcluir
  18. Para a garota que está com o problema com a diminuição para a gola a minha dica é vc seguir uma receita que corresponda a um tamanho ou a um manequim, por exemplo: tamanho 38/40, a quantidade de pontos para a gola desse manequim é 84, então esse número tem que ser o resultado da subtração, que vc terá que distribui-los para frente e costas e o restante serão os ponts a serem diminuidos. Graça e paz.

    ResponderExcluir
  19. Era isso que eu procurava!me ajudou bastante!Estava procurando aqui e só encontrava um outro modelo em agulha circular.Valeu!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei suas explicações, muito obrigada!
    Luciana Borges.

    ResponderExcluir
  21. OI gostei da dica mas fiquei meia confusa, na parte que diz "devemos subtrair (do nº total de pontos) os pontos necessários para o decote " vc se refere ao total de pontos da manga ou toral de pontos da blusa, e mesmo se for da manga não tenho a menor ideia como saber o numero de pontos para o decote. vc pode me ajudar por favor? agradecida seu blog é otimo meu email é beth.edy@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Ola, querida, vim conhecer seu blog e acabei virando sua fã.
    Adorei tudo que vi por aqui, principalmente suas dicas. Ja estou te seguindo para estar a par das novidades...
    De uma passadinha la no meu blog tbm e venha me conhecer, viu?
    Ficarei muito feliz...
    Bjos!!!

    Claudia Xavier
    Blog: http://www.claudiaxavierartesanato.blogspot.com/
    Fan page: https://www.facebook.com/ClaudiaXavierArtesanato
    Loja: http://www.elo7.com.br/claudiaxavierartesanato

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada pelas dicas para o raglã. Estou a experimentar e parece que aprendi (pelo menos o resultado é igual ao da figura:)
    Continue a repartir saber

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Silvia,preciso fazer uma blusa de frio n. 40 com mangas ragla,quantos pontos coloco para fazer a manga? tem como me enviar a receita? desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  25. Maria Aparecida Mathias31 de março de 2014 12:56

    Boa tarde Silvia tem como me arrumar uma receita de blusa de la 40 ,com mangas ragla?ou so das mangas como fazer. desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  26. Silvia, já faço cava raglã, mas achei que esta fica mais "delicada" do que a minha. Vou inovar, obrigada pela partilha.
    Sylvia

    ResponderExcluir
  27. Silvia, agradeço por esta explicação do mate simples, ajudou muito !!
    Sylvia

    ResponderExcluir
  28. Receber novidades e receitas de como fazer melhor as peças em tricô, é importante para mim.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deixando seu comentário!!