Quem me acompanha:

domingo, 28 de junho de 2009

Como fazer Decote em Tricô!!

Olá meninas!! Atendendo a muitos pedidos fiz esse PAP para orientá-las com decotes em tricô com agulhas retas (tamanho adulto que pode ser adaptado para o tamanho infantil) :
quando faltarem 14 cm para o ombro divida os pontos da seguinte forma no avesso - nº de pontos equivalentes a 10 cm para um ombro, 14 cm para o decote devendo matar 10 cm centrais e deixar 2cm de cada lado para "arredondar", e mais 10 cm para o outro ombro;
comece a trabalhar esse último ombro primeiro (os outros pontos devem ficar à espera) e quando chegar ao lado do decote, pegue dois pontos juntos em meia (para "arredondá-lo"), faça isso mais duas vezes no direito;
depois siga reto até o ombro e arremate. Para fazer o outro lado emende a lã na base dos pontos que ficaram à espera e faça da mesma maneira, lembrando-se que deverá iniciar com dois pontos juntos em meia para o decote;
faça normalmente até o ombro e arremate.
Costure esse lado com a parte correspondente ao ombro da parte das costas;
Marque na parte das costas onde deverá emendar o outro ombro mas não costure;
para fazer o acabamento levante pontos ao redor do decote, iniciando pela parte do ombro sem emendar...
até chegar no ponto em que você deixou marcado nas costas. Trabalhe em ponto barra 1/1 ou barra 2/2.
Faça 3 cm e arremate da seguinte maneira: quando for ponto tricô pegue 2 pontos juntos em tricô;
quando for ponto meia: faça 1 meia...
e derrube o outro ponto sobre ele - continue alternando dessa forma até arrematar todos os pontos.
Agora costure as laterais do decote e as laterais do ombro,
e seu decote estará pronto!! Logo postarei decote em "V", até mais...

36 comentários:

  1. Sílvia

    É tudo de bom teu blog..rsrsrs
    To crescendo na minha visão de tricô. hehehe

    Mas me confirma algo, que acho que aprendi agora: pra fazer a gola, com os novos pontos, eu tenho que puxar pontos com uma agulha de crochê, e ir colocando na de tricô, é isso?

    Se for, é beeeem mais simples que imaginava..rsrsrs

    Abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
  2. Estou amando esses paps!!!
    É uma alegria ver uma tricoteira brasileira que se dispõe a ensinar tanto e tão bem!!!
    Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia!
    Estou melhorando!
    Olha, achei seu pap ótimo.
    Estou morrendo de vontade de fazer aquela receita do bolero com pipocas, mas acho que ainda não dá pra forçar. Senão depois piora.
    Com calma chego lá.
    Vou te dizer uma coisa, pra mim, decote em v não é toda professora que sabe ensinar, eu mesma tenho muita dúvida. Uma vez fiz um colete para meu marido e tive que fazer umas correntinhas com a agulha de crochê para melhorar o acabamento.
    Vou ficar de olho nesse pap que está por vir.
    Quero tirar todas as dúvidas.
    Obrigada pela sua disposição em nos ensinar.
    Um beijo.
    Tiane.

    ResponderExcluir
  4. Menina, amei o seu blog, que maraviloso, me tornei assidu já viu, amei.

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvia,

    Parabéns pelo seu blog e pela sua disponibilidade em passar conhecimentos! Nesta´nossa área de artesanato (croche e trico) tenho encontrado muitas pessoas maravilhosas que, assim como você, não se importam de ensinar para nós, que fazemos este tipo de artesanato. Eu faço como hobby e só para presentear amigos e familiares.Desejo-lhe muita saúde, paz e alegrias! Que receba em dobro tudo que gentilmente oferece.
    Um abraço,
    Maria Angela
    http://artesanatototal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, adorei seu blog,aproveitanso eu gostaria de aprender a fzer acabamento de gola decote v sobreposta, poderia me ensinar???beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi silvia! tudo bm?
    sou nova nos blogs e faço crochê há 3 anos...estou tentando fazer uma saida de banho..
    mas estou com dificuldade na cava e decote..tens como me ajudar?
    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônimo,tem um PAP de cava em crochê - poderei te ajudar melhor se entrar em contato comigo via e-mail - o meu é smpwg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvia!Parabéns pelo seu carinho de passar conhecimento.Gostaria que me enviasse
    via e-mail-o meu é nilzabpessanha@hotmail.com
    como fazer decote em blusa de tricô!!!Sou iniciante primeira que estou tricotando.
    Tens como me ajudar.Fico no aguardo anciosa, e agradeço de coração.Beijos...

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvia!tudo bem? Parabéns pelo seu carinho
    de passar conhecimento. Gostaria que me enviasse pelo e-mail o meu é-nilzabpessanha@hotmail.com como fazer decote e vava em blusa de Tricô!!! sou iniciante, primeira que estou tricotando.No aguardo agradeço de coração, beijossssssssss

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas... muito obrigado.. sei tricotar direitinhio, mas sempre tenho duvida nos decotes e cavas. Mas com esta dica vai ser mais facil.Tenho uma netinha e estou tentando fazer umas blusinhas para ela. Mais uma vez obrigado.

    sandra

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso teus ensinamentos, também tenho uma netinah de 5 anos e estou tentando fazer um colete, não sabia como cavar e nem como decotar. muiiiitoooooo o brigada.
    Voce faz acreditarmos que ainda existem pessoas de bem neste mundo - Abraço, fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  13. Foi de uma ajuda imensa de COMO FAZER DECOTE REDONDO.estava com uma blusa parada no decote por não saber como continuar.
    Obrigada por dividir seu conhecimento!
    Eu pouco sei, mas tento fazer peças pra família.
    Que suas mãos possam ser cada dia mais abençoadas em tudo o que fizer.

    beijos
    Leonilda

    ResponderExcluir
  14. Olá Silvia, parabéns pelo seu blog. Arranho um pouquinho no tricô e estou tentando fazer uma blusa com decote em V e não sei como fazer. Vi em um post anterior que está por vir um PAP decote em V. Será que já está postado? Preciso para logo pois a blusa é para presentear minha filha. De qualquer maneira muito obrigada, adorei seu blog

    ResponderExcluir
  15. Olá Silvia.
    Sou apenas iniciante nessa arte de fazer trico e seu blog tem me ajudado muito. Adoro seus trabalhos.Quem sabe um dia, eu poderei te enviar alguma receitinha legal. Parabéns
    Elizabeth - Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Acho formidavel a maneira que ensina, mas estou fazendo um casaco aberto c/ manga raglã, porem não consigo fazer o decote porque não sei diminuir com o acabento direto no trabalho.

    ResponderExcluir
  17. OLÁ, SILVIA QUERO DIZER QUE ESTOU APRENDENDO MUITO COM SEU BLOG, PEÇO QUE POSTE UM PAP DE COMO FAZER DECOTE EM V, POIS AINDA TENHO MUITAS DUVIDAS. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  18. Ola,Silvia tdo bem?
    adorei ver as coisas lindas q vc faz,eu sou uma curiosa em tricot,gostaria muito q vc,se for possivel a receita de decote em v,pois tento fazer e não consigo,
    Obrigada,Marisa

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo seu blog, já faz tempos que procuro algumas dicas preciosas que encontrei aqui. Estou te seguindo, parabéns Silvia.

    ResponderExcluir
  20. oi
    gostaria de saber como faço degote v
    vc poderia me informar
    jacquesilva@msn.com

    ResponderExcluir
  21. cadê o decote em V? não encontrei

    ResponderExcluir
  22. ADOREI ESSE BLOG!
    GOSTARIA QUE ME ENSINASSE A FAZER GOLA "V".
    OBRIGADA E PARABÉNS!
    BJSSSSSSSSS
    SOL

    ResponderExcluir
  23. ola silve meu nome é madadlena sou iniciante em trico,gostaria de lhe agradecer pelos pap que voce tem postado aqui em seu blog eles tem me ajudado muito .que Deus lhe abençõe.
    obrigada mais uma vez bjss. madalena.

    ResponderExcluir
  24. muito excelente seu blog,estava com uma dificuldade grande faz muitos anos que não faço trico ,e estou fazendo uma blusa para meu bebe de 2 aninhos com vc tirei todas as duvidas de cava e decote Parabens.bjs

    ResponderExcluir
  25. oi vc me ajudou muito com seu mode fazer o decote redondo ,mas vc poderia colocar um video no you tube q fosse possivel ia ser muito + facil por que eu acho ainda um pouco COMPLICADO .
    MUITO OBRIGADO .

    ResponderExcluir
  26. boa noite.
    como estou iniciando no mundo do trico,adoreiiii sua dica de como fazer a gola redonda.Vou tentar seguir suas dicas.Depois volta para dizer como ficou.bjos
    cacau

    ResponderExcluir
  27. Oi Silvia!
    Menina do céu, eu nunca consigo fazer este decote.
    Agora consegui fazer a parte da frente.
    A parte de trás não tem nenhum arrenate para decote não? ou faz igual a frente?

    Amiga, se eu quiser fazer uma gola que de para virar como eu faço?

    Mil beijos linda e desculpe o incômodo!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. oi meu nome e walkiria gostei muito da sua esplicaçao obrigada mas tenho uma duvida como derrubar o ponto nunca aprendi pode mensina por favor

    ResponderExcluir
  29. oi queria tirar uma duvida p o decote redondo atras tambem tem que diminuir

    ResponderExcluir
  30. Amei a sua explicação, simples e objetiva, consegui terminar minha blusa.
    Parabéns!!!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  31. Silvia, decote é mesmo uma rte, pq se ficar tortinho mata o resto trabalho, né? Obrigada pelo PAP. bjss

    ResponderExcluir
  32. Silvia:
    Adorei sua explicação!
    Não fazia a mínima idéia de como fazer a gola que estou fazendo para o meu filho.
    Obrigada pela dica!
    Gisele

    ResponderExcluir
  33. estava pesquisando na internet como fazer a gola de blusa em trico, e adorei esse jeito que vc ensina, é bem prático....parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  34. Silvia, show de explicação de como fazer o decote redondo!! Perfeita!! As fotos, as instruções, tudo!!! Obrigada por partilhar seu conhecimento!! Estou louca pela procedimento de como fazer decote em V. Aguardando!! Abs.

    ResponderExcluir
  35. ola Silvia gostaria de um contato seu para falar com vc a respeito de uma blusa de croche, vc ja fez uma para mim e tb ja fui sua aluna na trekos!! ok obrigado

    madalena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madalena...me lembro de você, sim...meu e-mail é esse:
      smpwg@hotmail.com

      Mande uma mensagem que eu te respondo e te dou meu telefone, ok?

      Bj

      Excluir

Obrigada por participar deixando seu comentário!!