Quem me acompanha:

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Receita do Casaco com lã Pluma

Olá meninas!! Esse casaco é bem rápido de se fazer, por isso, ANIMEM-SE!! Usei só 4 novelos da lã Pluma (Línea Italia) e agulhas nº 7; Ponto Fantasia: *1 tr, 1 laç, 2 p juntos em tr* (no avesso e no direito - sem ponto de borda)
Para as costas monte 53 pontos e trabalhe no ponto fantasia por 42 cm; mude para o ponto meia (avesso em tricô) e faça mais 12 carr - forme as cavas matando 4 pontos, depois mate mais 1 ponto no direito do trabalho por 2 vezes ; trabalhe os 41 pontos restantes por mais 22 cm -arremate os pontos ou deixe-os à espera numa agulha auxiliar para fazer a costura invisível, sendo os 15 pontos centrais para a gola e 13 pontos nas laterais para os ombros; Para cada frente monte 29 pontos (para a beirada 2 pontos devem ser trabalhados em ponto tricô no avesso e no direito) - faça da mesma forma que as costas mas, no lado direito, quando passar para o ponto meia, faça 1 casa(2 tr, 1 laç, 2pjm) - após 5 carr. faça mais uma casa da mesma forma que a anterior. Ao mesmo tempo que iniciar a cava inicie também o decote (1tr, 2 jtr - no direito do trabalho) e continue até restarem 13 pontos - depois siga até o comprimento das costas. Costure dois botões do lado esquerdo na altura das casas. Emende os ombros e, ao redor do decote, levante 93 pontos para a gola e trabalhe no ponto fantasia por 6 carr; faça aumentos ao redor da nuca (3 pontos) e continue no mesmo ponto por mais 20 cm, arremate , dobre 1 cm e costure com pontos invisíveis como se fosse uma barra - passe por dentro dois fios juntos e prenda-os nas pontas para franzir.
Para as mangas monte 39 carr e trabalhe no ponto fantasia por 30 cm e, ao passar para o ponto meia, faça 1 carreira de diminuições (para a manga não ficar fofa) da seguinte forma: *1 m, 2 jm* até o final da carreira, depois continue normalmente por mais 11 carr; faça a cava ( mate 4 p. de cada lado e mais 1 p. de cada lado), siga por mais 10 cm depois comece a diminuir 1 ponto de cada lado (direito) até restarem 10 pontos. Arremate, posicione o alto da manga na costura do ombro e costure as cavas; costure as laterais das mangas e as laterais da frente com as costas do casaco. Faça a outra manga igual. Para fazer o cinto monte 8 pontos e repita no avesso e no direito: *1 p sem fazer em tr, 1 p meia* - trabalhe assim até atingir 1 m de compr.; passe-o pela última carreira do ponto fantasia e costure uma fivela na ponta. Bom proveito e até mais...

19 comentários:

  1. Ola! Silvia
    com todo esse entusiasmo, acho que vou me animar e vou as agulhas.Com tanto frio que anda fazendo será que ainda consigo usar nesse inverno? Espero!
    Bjos no coração e saúde para o bebezinho. .
    Teresa Grazioli

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia,
    Está lindo, lindo! Eu gosto muito da Pluma, ela é bem gostosa de trabalhar.
    Bjs,
    Marcia Quadrado

    ResponderExcluir
  3. Lindo!!!
    Entrou para minha lista de projetos, se der, faço ainda este inverno.
    Adorei!
    Parabéns e obrigada pela gentileza de partilhar conosco sua receita.
    Deus continue te abençoando com tanto talento e generosidade.
    Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  4. NOOOOOOSSA, que casaco lindo!
    Parabéns.
    Bjs
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog e seus trabalhos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia muito lindo esse casaco , ontem comprei 4 novelos da Pluma branca que ia fazer outra blusa , mas vou fazer esse, se vc puder me tirar uma dúvida , onde passa o cinto vc fez algum ponto diferentetipo passa fita) , ou no próprio ponto fantasia dá pra passar o cinto?
    Vou começar a fazer agora rssss.
    Querida tenho aprendido muito com vc , muito obrigada mesmo.
    Beijos e tenha um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvia nossa lindíssimas suas peças,
    parabéns este casaco é um sonho coo tudo em seu blog
    gostaria de saber qual é o nº que veste este casaco,muito obrigada desde já e deixo um grande abraço ,que Deus abençoe suas mãos !!!
    Ângela.
    m-gela@hotmail.com
    www.amoartesanato-maria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Silvia, adoro seu blog e o modo didático de vc ensinar. Estou fazendo esse casaco e a minha primeira blusa em tricô e já estou ouvindo elogios. Estou fazendo as mangas mas estou com problemas, ela ficou muito pequena em volta dos braços, eu tenho o braço gordinho e eu não sei como aumentar...se vc pudesse me ajudar eu ficaria muito feliz hehehe. Agradeço!
    Beijinhos
    Nataly Gonçalves
    nataly.bio@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. primeira vez que estou entrando neste site, acho que vou ficar freguesa, já vou fazer uma blusa que peguei receita hoje.
    meu muito obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá! Segui esta receita e fiz um casaco marrom usando fio Amor da Círculo. Ficou muito bom! Obrigada por partilhar a receita.

    ResponderExcluir
  12. Nosaaa.......lindoooooooo.
    Amei esta peça. Faço casacos de trico para vender e achei este uma graça...vou copiar.Rs

    ResponderExcluir
  13. quantos gramas de lã eu devo usar caso naum ache o mesmo tipo

    ResponderExcluir
  14. Lindo este casaco,eu e minha irmã já estamos pensando quem tentará fazer primeiro,rs...
    E com certeza já vou te seguindo.
    Parabéns,fico aguardando sua visita no meu bloguito,rs.

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga Silvia!
    Amiga, eu adorei a receita amada e sinceramente este casaco ficou lindo demais!
    Eu conheço este fio e é extremamente macio!

    Parabéns minha flor, arrasou!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. oi Silvia vim conhecer seu blog e ja estou ficando aqui,bjs.

    ResponderExcluir
  17. Silvia,
    Estou precisando de ajuda para concluir meu casaco de tricô:
    Preciso fazer o decote (frente direito e esquerda), pois fiz aberto e quero fazer de gola tb.
    Aguardo sua ajuda,

    bjs.

    ResponderExcluir
  18. OI , adorei este casaco e acho que vou tentar fazer pois, sou um pouco fraca com o tricô , meu forte é mais o crochê.

    ResponderExcluir
  19. Maria Helena Silva Barbosa28 de janeiro de 2015 às 12:30

    Parabéns, pelo lindo trabalho menina Silvia Graziolli, Sempre gostei imenso de trico,mas por vários factores, só agora é que posso me aplicar. Acho que vou conseguir fazer este lindo casaco , que aqui faz muito frio. Muito obrigada. Beijinhos de Portugal.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deixando seu comentário!!