Quem me acompanha:

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Receita da Túnica com Pipocas!!

Olá meninas!! SOBREVIVI(kkkk)!!Enquanto eu termino um bolero para nossa próxima semana (em crochê na lã Amor e está ficando show) divirtam-se com essas pipocas !!
Amei fazer essa túnica - rende muito e não cansa - usei apenas 5 novelos da lã Capricho (Círculo) e agulhas nº 7
Para as Costas monte 70 pontos e trabalhe em cordões de tricô (avesso/direito em tricô); a cada 10 "cordões" mate 1 ponto de cada lado para acinturar; depois de 33 cordões posicione as tranças laterais (a partir daqui não precisa mais diminuir dos lados pois a própria trança irá acinturar a túnica): faça 10 pontos em cordão de tricô, 8 pontos em meia, 28 pontos em cordão de tricô, 8 pontos em meia e 10 pontos em cordão de tricô.Trance a cada 4 carr (4 pontos numa agulha auxiliar atrás do trabalho) e por 10 vezes. Volte a trabalhar apenas com os cordões de tricô - após 10 cordões mude para ponto meia no direito e ponto tricô no avesso;após 3 carreiras comece a cava: mate 4 pontos de cada lado, depois, no direito, mais um ponto de cada lado (2x).Faça mais 25 carreiras e arremate ou deixe os pontos à espera para a costura invisível (15 pontos de cada lado).
Para a Frente comece igual às costas e, após 15 cordões comece a fazer o padrão pipoca (lembre-se que as pipocas são definidas no avesso, no direito ela é apenas em tricô- veja o pap de como fazê-la no arquivo da blusa de manga morcego): 23 pontos em cordões de tricô, 2 m, 1 pip (1m,1t,1m no mesmo ponto), 3 m, 1 pip, 1 m, 1 pip, 1m, 1 pip, 1m, 1 pip, 1m, 1 pip, 1m, 1 pip, 3 m, 1pip, 2m, 23 pontos em cordão de tricô;faça o direito em tricô; a próxima do avesso será assim: 23 cordões, 2m, 3pjt, 1pip, 2m, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 2m, 1 pip, 3 pjt, 2m, 23 cordões (ficamos agora com 5 pipocas centrais); no avesso os 2 pontos em meia laterais não devem ser alterados, o ponto pipoca solitário seguirá a linha para "aumentar" meio losango e, os 6 pontos pipocas centrais, irão "diminuir" o desenho do losango inteiro, até restar uma pipoca - depois o desenho irá "crescer" novamente e os das laterais irão diminuir e, assim sucessivamente...faça esse desenho sempre no avesso e, se você não é acostumada a fazer as pipocas, "treine" numa amostra para "pegar " o jeitinho.
Posicione as tranças como nas costas mas, agora, trance a cada 8 carreiras (4x);após terminar as tranças faça mais 2 cordões de tricô e comece a deslocar o padrão das pipocas, fazendo, agora, por inteiro os losangos laterais - faça um motivo e meio e depois conclua-o substituindo as pipocas por ponto meia e, ao mesmo tempo,faça o decote, trabalhando 4 pontos em cordão de tricô - suba por 5 cordões, arremate 10 pontos e continue matando mais 1 ponto até alcançar o tamanho das costas.
A gola é uma trança deitada: monte 10 pontos e trabalhe ponto meia no direito e ponto tricô no avesso, a cada 8 carreiras trance os pontos (deixe 5 pontos numa agulha auxiliar atrás do trabalho, faça 5 m, volte os pontos na agulha e trabalhe-os em meia) faça isso por 10 x e arremate.Emende a lã nas laterais do decote e continue com mais 4 cordões de tricô - posicione a trança ao redor do decote e costure, costure-a também nos cordões para que eles fiquem como acabamento da trança. Para as mangas monte 30 pontos e faça 5 cordões de tricô; mude para o ponto meia (direito) e tricô (avesso);faça 1 aumento de cada lado após 21 carreiras do ponto meia e, depois, a cada 6 carreiras (por 7 x ou até o tamanho desejado); faça mais 5 carreiras e cave: mate 4 pontos de cada lado e depois, no direito, mais 1 ponto (2x);faça 3 carreiras sem diminuições - depois comece a diminuir 1 ponto de cada lado (sempre no direito) até restarem 19 pontos. Arremate, posicione no ombro e costure as cavas, as laterais das mangas e as laterais da túnica. Parece trabalhoso mas, não é!!Tenho uma aluna que já a está fazendo, mas com a lã Sedificada - acho que ela irá usar um novelo a mais. Divirtam-se... e até mais..

15 comentários:

  1. Oi Sílvia!!!
    Amei essa túnica, tenho um pouco de medo dessas pipocas já q nunca fiz, mas com certeza vai pra minha listinha de projetos.
    O casaco está indo bem, to louca pra terminar e t mostrar...
    Obrigada por dividir seu talendo conosco.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Sílvia, que espetacúlo!!!Beijos Dolores
    doloresjo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hello Silviaaaaaaaaa dainti ,beautiful

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia!
    Adorei seu blog, suas receitas, seus trabalhos são maravilhosos!!!
    Parabéns!
    Muito obrigada por compartilhar conosco suas receitas e seus conhecimentos.
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Silvia. Obrigada pela receita, estou louca pra fazer esta túnica. Bjos Elaine Carlini

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia, é uma maravilha este casaco, aliás, todos os teus casacos são lindos, dá vontade de ter todos pena que eu vivo num lugar muito quente, infelizmente. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  7. Ola! Silvia
    como sempre seus trabalhos são de babar.
    Parabéns amiga.ah! passa lá no meu blog.
    bjos no coração e bom Domingo pra todos.
    Teresa Grazioli

    ResponderExcluir
  8. Olá Silvia,
    Uau, que show!
    Voce arrasa no trico.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá Sivia, adorei seu blog, mas como faço para tirar só a receita que me interessa, desculpe, mas já cliquei em tudo e não obtive sucesso,
    maria rosa

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria Rosa,
    vá na lateral do blog e onde está escrito marcadores vc poderá localizar a receita - se ela não estiver disponível entre em contato novamente.
    Um abraço,
    Silvia

    ResponderExcluir
  11. Olá, Silvia, que trabalho maravilhoso, prabéns! Vc é muito competente no tricô e no croche tb.
    Bjks,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  12. Silvia, estou sem palavras!!!
    Parabéns ficou maravilhosa sua túnica... aliás como todos os seus trabalhos né!!!
    Bjs
    Helen

    ResponderExcluir
  13. Não tem nem o q falar, é maravilhosa.Um dia chego lá.Parabéns.BJss.Liege

    ResponderExcluir
  14. Lindissímo trabalho esta Túnica,amei mesmo!Só é 1 pena não saber fazer tricô,mas esperando mãe chegar aqui em casa para fazê-la.Parabéns
    Bjs
    Lena

    ResponderExcluir
  15. Maria Helena Silva Barbosa29 de janeiro de 2015 às 19:47

    Parabéns menina linda túnica, sei fazer as pipocas, tenho dificuldade nas tranças, mas vou tentar saber. Adorei esta túnica ,lindissima. Se por acaso tiver algum website para ensinar eu me inscrevo. Beijos e muito obrigada. Maria Helena

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deixando seu comentário!!